in

O Problema das Legendas Nutri-Score

Ah as legendas Nutri-Score, acho que já toda a gente viu estas legendas em diversos produtos, mas o que é o nutri-score? Qual é o valor deste género de legendas nutricionais? Será que precisamos delas, visto que já temos os ingredientes e valores nutricionais? E quais são os pontos positivos e negativos? Vamos ver tudo isso e, porque é que o título fala dos problemas do nutri-score! ;D

Então o que é o Nutri-Score?

Tirando assim por alto da Wikipédia, a Nutri-Score é um sistema de rotulagem nutricional desenvolvido na França em 2017 para ajudar os consumidores a fazerem escolhas alimentares mais saudáveis. O sistema atribui uma pontuação de A a E (com uma cor relacionada de verde a vermelho) a um produto alimentar, com base na sua composição nutricional global.

Este sistema atribui um valor de -15 (A) para os produtos mais saudáveis a +40 (E) para os produtos menos saudáveis, baseado em ingredientes e nutrientes mais saudáveis, como fruta, vegetais, legumes, proteínas ou fibras, como também ingredientes, nutrientes ou medidas menos saudáveis, como açúcar, sal, óleos saturados ou calorias (kcal).

Até aqui tudo bem, mas como é que o nutri-score é calculado, será que todos os ingredientes têm o mesmo peso e medida?

Bem é aqui que começamos com os problemas, primeiro os produtos são calculados como disse em cima tendo em conta esses ingredientes, mesmo que pode ser redutor com certos ingredientes ou elementos tendo valores diferentes dependo do seu “valor nutricional”, logo para dois produtos um com mais de 40% de manga e outro produto com mais de 40% de pepino? No nutri-score estes recebem o mesmo valor, mesmo que claramente não são, aliás são produtos nutricionalmente muito diferentes, aliás podes comer pepino todos os dias, mas eu não aconselho a comer manga todos os dias mesmo sendo uma fruta bastante saudável.

E incluímos no mesmo cálculo outras coisas positivas como nível de sal, açúcar e gordura saturadas, o que é muito importante para uma escolha saudável, mas também as calorias no geral, bem se as calorias do produto são de hidratos de carbono e proteínas (vamos imaginas algo semelhante a um batido de proteínas, bom para quem faz exercício físico intenso) em vez de açúcar e gordura, então o nutris-score está a ser prejudicado por ter muitas calorias quando estas são até bastante saudáveis.

Mas não ficamos por aqui, após teres o valor de 100gr do produto calculado este é encaixado em quatro variações:

1. O Tipo do Produto – Isto é o nutri-score de um produto é calculado dentro do seu segmento, logo só podes comparar a legenda nutri-score entre vamos dizer cereais de pequeno-almoço, não podes comparar o nutri-score de uma bebida com o de um chocolate de leite.
2. Se o Produto contém Queijo – Se este tem queijo logo existe uma variação no seu nutri-score.
3. Se tem Gorduras Adicionais – Se este tem gorduras adicionadas para além das que os ingredientes contêm naturalmente, então existe uma variação no seu nutri-score, no sentido de sementes, chocolate, etc. já têm gordura por si, mas se adicionares mais vamos dizer óleo de palma, então existe esta variação.
4. Se é uma Bebida – Se for uma bebida, é tratada de forma diferente.

Já começamos a ver diversos problemas, em especial com o ponto 1, o nutri-score pode ser útil para comparar marcas de batatas fritas, mas não serve de nada para comparar cereais de pequeno-almoço com as batatas fritas, um A num produto não é o mesmo que um A noutro produto, um pode ser muito menos saudável que o outro, mas não existe a possibilidade de saber sem comparar os ingredientes e legenda nutricional completa, só podemos comparar no mesmo segmento e nunca entre segmentos.

Nesse sentido e para tornar este artigo mais prático, vamos ver então todos os pontos que encontrei tanto negativos, como positivos do nutri-score, noto que mesmo que muitos destes pontos são partilhados por profissionais relacionados com nutrição, esta no final é absolutamente só a minha opinião e conhecimento sobre o assunto, eu não sou um perito e logo tenham isso sempre em conta :)

Pontos Negativos do Nutri-Score

  1. Possibilidade de Manipular o Valor do Nutri-Score – A mais que normal reformulação de produtos para terem um nutri-score mais elevado, o que por vezes pode ser algo positivo, mas por outro pode ser uma manipulação dos ingredientes para conseguir, não um produto melhor, mas uma melhor… pontuação, por exemplo, retirar açúcar de um cereal de pequeno-almoço e trocar por adoçantes e eu já falei dos problemas com adoçantes, ou ajustar a receita só o mínimo o suficiente para atingir um B ou pior lançar mais produtos no mesmo segmento com nutri-scores muito baixos (a versão clássica (que não foi modificada), versões limitadas ou promocionais) para os com nutri-score B parecerem muito melhores alternativas.
  2. Não Existem Estudos a Comprovar o Valor – Também pode parecer estranho, mas não existe nenhum estudo que prove que as pessoas fazem escolhas melhores devido à existência do nutri-score, outra vez e comparando com outros projectos lançados, estamos a criar sistemas sem antes testar a sua eficácia, e podemos ver até de uma forma ingénua… A/Verde é bom! e E/Vermelho é mau! Até aqui tudo bem e B? C e D? Será que é assim tão mau? Se para mim que estive a ler isto tudo e estou a tentar simplificar não sei dizer com segurança a real diferença entre um B e um C ou um A e um C e se para mim é vago, quanto mais para uma pessoa que nem sequer sabe como o nutri-score funciona!
  3. Existem Legendas Alternativas – Existem outras legendas mais simples, como esta de “sinais de tráfego”, que têm kcal, lípidos, gorduras saturadas, açúcares e sal na parte da frente, com um código também de cores que parece-me um pouco mais honesto e simples no que estás a comprar, verde fixe, amarelo ok, vermelho não tão bom, mas não estou a dizer que este sistema é ideal, primeiro porque todos os que vi até agora têm a mania de usar doses recomendadas, logo para um chocolate eles dizer que a dose é 2 retângulos, logo esta legenda parece muito mais razoável do que uma dose que é muito mais real que é metade do chocolate ou o chocolate inteiro, logo é fácil aldrabar ou ajustar a dose de forma aos valores parecerem mais razoáveis. Também cada fabricante pode determinar a sua dose, é chocolate para leite, a Nestlé diz que a dose é 20gr e a Nesquick diz que a dose é 18gr e logo tem um produto com uma legenda mais saudável. Por usar porções tal como o nutri-score (que não usa porções) acaba por ser impossível de comparar com outros produtos. Como também têm o problema de uma pessoa ter de ter algum conhecimento sobre cada um dos valores nutricionais para fazer uma escolha mais acertada, mas eu diria que gosto mais deste género de legenda do que o nutri-score, mudem para 100gr de produto e eu diria é perto do ideal para mim.
  4. Só Podes Comparar Produtos Similares – Não compara produtos de segmentos diferentes e não proporciona uma visão real do valor nutricional de um produto, mas sim de um relativo valor nutricional do produto no seu segmento específico, um A pode querer dizer que é elevado em proteínas ou elevado em legumes ou elevado em outras coisas boas, mas não sabes exatamente o quê? Facilmente tens produtos com um Nutri-Score de A, mas completamente desequilibrados nutricionalmente, quantos consumidores sabem disto? Como é que podem fazer escolhas acertadas se o sistema não é claro, o sistema é suposto ajudar a fazer escolhas mais saudáveis, mas no fim do dia podem comprar um monte de produtos de nutri-score A e só compraram hidratos de carbono e fibras e nada de proteínas.
  5. Só é Utilizado em Produtos Industriais – No mesmo seguimento não vês nutri-score em bananas, uma alface ou num bife, porque o nutri-score é uma medida só para produtos comerciais processados, o que não quer dizer que estes produtos não processados não sejam por vezes maus para a saúde, mas como estes não levam uma legenda, o nutri-score pode enganar o consumidor a pensar que estes produtos comerciais processados são tão bons ou melhores nutricionalmente como um produto não processado (dica: em 90% dos casos não são!).
  6. Não tem em Conta o Uso Habitual – É tendencioso para algumas dietas e para quantidades de produto, por exemplo pão branco de forma comercial têm um nutri-score superior a azeite, mas se o azeite é utilizado com a normal moderação (devido ao preço hehehe e ninguém come bacalhau todos os dias), isto é uma pessoa pode facilmente consumir num dia 100 gramas de pão de forma (3 ou 4 fatias), mas pode demorar 1 semana a consumir 100ml de azeite, digo azeite, queijo parmesão ou presunto, tudo produtos com um nutri-score muito baixo o que dá a entender para o comum consumidor que são produtos nutricionalmente inferiores quando não são porque são produtos que são ingeridos naturalmente com moderação.
  7. Não tem em Conta as Quantidades Habituais – No mesmo seguimento, uma caixa de 1 quilo de cereais para pequeno-almoço com nutri-score A, não quer dizer que seja um produto nutricionalmente bom, em especial se uma pessoa comer, vamos dizer 2 taças de cereais onde pode ter ingerido 200gr de produto e logo umas 66 gramas de açúcar (para um homem o recomendado é no máximo 38gr por dia de açúcar) e nem sequer estou a contar com o leite, logo se um produto o consumo é habitualmente superior a 100gr então o nutri-score vai estar desajustado ao valor nutricional habitual.
  8. Não tem em Conta Ingredientes Complementares – E eu falei do leite por este é fator que eu acho importante, o nutri-score não tem em conta a combinação de produtos, o que eu acho muito relevante, nos cereais de pequeno-almoço, raramente alguém come os cereais sem nada, aliás o próprio pacote diz que é para ser servido com leites ou iogurtes, o que não é negativo com os cereais de pequeno-almoço, o leite em si é mais nutritivo que os cereais, mas existem muitos outros produtos que são complementados de formas diferentes, por exemplo refeições pré-feitas onde para cozinhar o habitual é fritar (como rissóis, croquetes, batatas congeladas) o nutri-score é só do produto, mas o produto depois de cozinhado vai ter um valor nutricional bem inferior, outros exemplos como panquecas já feitas ou massa para panquecas, estas podem ter um nutri-score A mas vamos comer as panquecas assim sem nada? Não vão ser cobertas de geleia, manteiga, mel, chocolate, açúcar em pó, etc.
  9. Frutos Secos e Sementes são Considerados Positivos – Caso não saibam muitos dos óleos que conhecemos são produzidos a partir de frutos secos e sementes, mas estes estão na parte positiva do nutri-score, mas o óleo continua lá, não é refinado e em quantidade, mas gordura é gordura, e se uma pessoa come bastantes produtos com sementes, então está a consumir muitas gorduras que podem não estar a ser quantificadas corretamente no nutri-score.
  10. A Legenda não é Clara sobre o Valor Real Nutricional – A legenda em si do nutri-score esconde parte da qualidade nutricional de um produto, se o segmento for batatas fritas ou refrigerantes, não interessa a legenda, não vai existir praticamente nutrição, lá por ser A não quer dizer que seja algo nutritivo, a legenda do nutri-score só diz que é um produto que nesse segmento faz menos mal que os outros, mas não que é mais nutritivo.
  11. Só tem em Conta Macro Nutrientes – Para além dos valores nutricionais que disse em cima, o nutri-score não avalia mais nenhum, logo vitaminas, sais minerais, todo uma série de micronutrientes não são tomados em conta, logo produtos ricos nestes componentes essenciais da nutrição não são sequer tomados em conta na avaliação.
  12. Não tem em Conta o Nível de Processamento do Produto – Algo como um doce tipo turkish delight que é produzido com um amido, açúcar, alguns frutos ou aromas, logo um produto doce pouco processado que pode ter num nutri-score baixo, enquanto um snack frito de milho com aroma artificial a toucinho fumado pode ter um nutri-score melhor, mesmo este sendo um produto muito mais processado, sendo cozido e frito, ou por exemplo um produto artesanal tipo queijo parmesão que é feito com os melhores ingredientes e técnicas, incluindo maturação, pode ter um nutri-score igual ou inferior a um produto feito com os ingredientes mais baratos e os processos mais rápidos e destrutivos (cozinhar, usar processos para envelhecer artificialmente o produto, usar produtos que fingem um processo, como fumo liquido, etc).
  13. Tem uma Visão Limitada da Real Nutrição do Produto – Pode ser chamado de Nutri-Score, mas não é uma dieta, sistema nutricional ou sequer aponta a nutrição, mesmo que diga nutrição no nome, se ingerires só produtos A, não quer dizer que vais ter uma dieta saudável ou equilibrada, o provável é não teres, o sistema facilmente engana, o nutri-score pode ajudar-te a escolher o pão com menos sal ou o iogurte com menos açúcar, mas não te ajuda a dizer se esse pão ou iogurte são bons ou maus para ti ou se são nutricionalmente ricos ou pobres, especialmente se forem B ou D, não fazes ideia.
  14. O Sistema Foi Rapidamente Adoptado pelas Maiores Empresas do Sector – O sistema nutri-score não foi criado pelos conglomerados de produção de comida industrial (Nestlé, Pepsico, Kellogg’s, etc) mas estes adotaram o sistema rapidamente e apoiaram grupos de pressão a favor, o que é sempre outro ponto negativo, estas empresas infelizmente têm outras prioridades a frente de nutrição e quando se juntam para apoiar ou gastar dinheiro a  mudar embalagens de milhares de produtos nunca vai ser porque acham que vão perder dinheiro, isto não é paranóia, é óbvio.

Pontos Positivos do Nutri-Score

  1. Podes Comparar Rapidamente Produtos Similares – Podes saber rapidamente e por alto se um produto é melhor em termos macro nutricionais que outro produto no mesmo segmento, logo se estás na prateleira das papas para bebés, podes ter uma visão rápida de quais são os produtos que talvez sejam melhores.
  2. Ajuda Contra Algum do Marketing das Marcas – Aliás pode evitar alguma da publicidade abusiva, dizer na caixa que esta nova versão light tem 40% menos açúcar e mais bagas goji do Tibete, mas o nutri-score é D… é razão para desconfiar ou um produto para dieta com um nutri-score baixo ou um produto cheio de fotos de legumes e coisas saudáveis na caixa, mas depois tem um nutri-score mau, então não tem assim tantos legumes!
  3. Mostra a Realidade de Alguns Produtos Considerados Saudáveis – Por exemplo nas bebidas e sumos naturais de frutos vão ter legendas D e E, muito porque sumos de fruta não são produtos muito saudáveis, quantas laranjas é que consegues comer de uma só vez? 4 ou 5? 1 litro de sumo de laranja, são por volta de 8 laranjas e facilmente bebe-se 1 litro de sumo de laranja, sem problemas, fruta em si é saudável, mas sumos de fruta devem ser vistos mais como um doce do que algo saudável e terem um nutri-score normalmente baixo é algo positivo, aliás por isso é que não vês a Compal a usar o nutri-score :)
  4. Pode Ajudar a Fazer Escolhas um Pouco mais Saudáveis – Ver produtos com barras vermelhas E ou laranjas D pode… pode talvez incentivar uma pessoa a pensar duas vezes se deve comprar e consumir esse produto, isso é sempre algo positivo, em especial em pessoas mais distraídas ou que não tem uma boa noção de nutrição, mesmo não existindo estudos em concreto que mostrem esse facto, existem alguns estudos que mostram que legendas e mais informação criam mais confiança, mas isso não é o mesmo que um estudo que mostre que as pessoas fazem escolhas mais saudáveis devido ao nutri-score estar presente.
  5. Ajudou a Melhorar Diversos Produtos – Eu disse em cima que o sistema pode criar um incentivo a manipulação, mas a criação e adoção deste sistema, bem isso e as taxas extras a produtos como o açúcar, já levaram também a melhoria de alguns destes produtos industriais, tornando alguns produtos mais saudáveis e isso é sempre algo positivo.
  6. É um Sistema Proporcional – Mesmo com variados problemas, não deixa de ser um sistema proporcional, as medidas são contadas em 100gr/100ml o que é razoável, eu detesto a mania dos produtores de criarem porções, uma porção deste chocolate de leite são 4 quadrados, uau só 60kcal, num chocolate de 500kcal!!! onde o habitual é comer mais que 4 quadrados, ou esta caixa de cereais dá para 20 porções! Quando na realidade nem dá para a metade porque as porções que eles usam não são realistas.

E já está, pode parecer que eu tenho algo contra o nutri-score, longe disso, eu acho que quanto mais informação melhor, apenas acho que o sistema nutri-score da forma que está implementado atualmente têm um bom espírito, mas uma má conceção, para funcionar as pessoas têm que saber exatamente como é que o nutri-score funciona, mas a grande maioria não sabe, logo em vez de informar é um sistema que esconde ou confunde o verdadeiro valor nutricional dos produtos, quantos consumidores sabem que o nutri-score é só comparável no mesmo segmento? Ou que um nutri-score A de um produto pode não ter nada a ver com o nutri-score A de outro produto, eu não sabia antes de fazer este artigo e eu sou uma pessoa relativamente bem informada, por isso por agora eu vou continuar a ver os valores nutricionais e a legenda de ingredientes é muito mais seguro e por vezes até interessante :D

Bem espero que este artigo tenha sido útil, como sempre se eu fiz algum erro ou querem discutir sobre o assunto, já sabem os comentários estão sempre disponíveis, como disse não estou convencido com o nutri-score, acho que podemos fazer muito melhor, mas sabendo o que é e como funciona sempre é melhor que não saber, não é! :) Até a próxima!

Deixa o teu comentário :)

Conserva de Ameixas de Elvas

Vinho Tinto Grande Reserva Fingerprint