Macarons é um daqueles doces/biscoito tradicional francês, muito porque mesmo sendo versátil (visto que pode ter 1001 sabores e 1001 recheios), não deixa de ser um doce delicado e frágil que só se consegue aperfeiçoar fazendo muitos e ganhando experiência, aqui vai a receita básica e um monte de dicas para fazerem uns macarons em casa!
Um macaron é basicamente uma variação de um suspiro, isto é um doce feito com claras e açúcar, o que torna os macarons um pouco diferentes é que tu queres que estes tenham sabores e cores diferentes, mas que tenham todos exatamente o mesmo tamanho de forma a poderes fazer pequenas sandes com recheios que combinem com a massa.
Receita de Macaron de Baunilha
Ingredientes
Macaron
- Claras – 130gr (+/- de 4 ovos grandes)
- Açúcar – 90gr
- Farinha de Amêndoa – 150gr (Basicamente amêndoas trituradas em pó)
- Açúcar em Pó – 210gr (Também conhecido por açúcar de confeiteiro)
Recheio de Baunilha
- Manteiga sem Sal – 105gr (+/- 7 Colheres de sopa)
- Gemas – 2
- Açúcar – 50gr
- Leite – 3 Colheres de sopa
- Baunilha – 1 Colher de chá de essência
Instruções
Antes de começares a fazer existem algumas coisas que tens de preparar, primeiro tens de separar as claras das gemas com pelo menos 3 dias (até 1 semana) antes de fazeres os maracons, deixa as claras dentro de uma tigela de plástico no frigorífico, isso ajuda as claras a terem uma melhor consistência quando for altura de fazer.
Se fores acrescentar mais alguma coisa na massa dos macarrons, desde pepitas, sal grosso, frutos secos, corantes, frutas, etc, tens de ter a certeza que não são líquidos ou húmidos, se queres acrescentar frutas, estas têm de ser secas, se for corantes usa os de pó e não os líquidos, visto que qualquer alteração na humidade da massa modifica a sua textura.
Usa uma balança eletrónica, enquanto que o recheio podes fazer a olho, os macarons em si tem de ser super precisos por isso mais vale fazer certinho a primeira e dependendo do teu forno ou ingredientes podes ajustar melhor se as medidas foram bem feitas.
- Começa por fazer a massa dos macarons, peneira a farinha de amêndoas e o açúcar em pó, tu queres uma mistura suave, mexe tudo se tiver demasiado grosso, usa uma trituradora para pulverizar mais a mistura, até obteres um pó bem fino.
- Noutra tigela junta as claras com o açúcar branco e bate bem ate obteres um creme em neve, bem sólido, quando tiver consciente podes ver que cria bicos e que uma colher espetada no meio fica em pé (se quiseres adicionar uma cor, é esta a altura de adicionar um corante em pó e bater mais um pouco).
- Agora vais acrescentar a mistura de farinha de amêndoas e o açúcar em pó á mistura das claras, agora vais envolver as duas mistura, começa por por metade da mistura de farinha de amêndoas, envolve e depois deita o restante, envolve com cuidado não queres que a mistura de claras perca muito do ar, podes ver se estás no ponto certo usando uma colher e escorrendo, se a massa escorrer demasiado então está demasiado liquida, se não escorrer está demasiado sólida, tu queres uma massa fluida mas que tenha bastante resistência.
- Agora deita a massa numa saco de pasteleiro com um bico liso, põe num tabuleiro papel anti-aderente, se tiveres um tapete de silicone é melhor, e tiveres um tapete de silicone para macarons ainda melhor (é um tapete normal mas que tem marcas assim podes despejar a massa em cada marca, assim ficas com macarrons todos do mesmo tamanho), se usares papel anti-aderente, podes desenhar marcas para cada macarron.
- Deita um pouco de massa, por volta de uns 2cm de diâmetro espaçados, em fila, quando fores fazer a segunda fila faz um pouco desviado para o ar do forno circular melhor pelos macarons, enche o tabuleiro.
- Deixa os macarons secarem uns 15 a 30 minutos ao ar antes de ir ao forno, isso ajuda a massa estabilizar e a começar a criar a crosta de fora, podes ver se estão pronto a ir ao forno tocando num macaron e a massa não colar no dedo.
- Por fim leva a um forno pré-aquecido a uns 130ºC a 150ºC (depende do forno que tens), sendo que deves esperar uns 12 minutos até estarem prontos, tu queres estes bem assados e brilhantes por cima e se vires de lado eles devem ter quebrado um bocadinho a volta expondo um bocadinho do interior.
- Retira do forno e deixa esfriar, depois descola coloca o recheio (com saco de pasteleiro ou uma colher) e cola com outra metade fazendo uma pequena sandes, toma cuidado que eles são frágeis, deixa repousar de um dia para outro, macarons são melhores no dia seguinte (podes guardar no frigorífico, mas toma cuidado que deve ser comidos a temperatura ambiente).
Recheio de Baunilha para o Macaron
Existem milhares de recheios para um macaron este é um simples de manteiga e baunilha, fácil de fazer e delicioso.
- Começa por cortar a manteiga em cubos á temperatura ambiente e desmanchar esta até criar um creme suave, parecido com a consistência de maionese, põe de parte.
- Numa tigela junta as gemas e o açúcar e bate bem até criar um creme, depois adiciona 3 colheres de sopa de leite (eu normalmente ponho mais 1/2 colher de leite) e volta a bater.
- De seguida leva a mistura ao lume baixo sempre mexendo até a mistura começar a ficar com a consistência mais cremosa de um leite creme ou pudim.
- Retira os ovos do lume e volta a por numa tigela e bate mais um pouco até o creme ficar á temperatura ambiente.
- De seguida adiciona a baunilha e 1/3 da manteiga e bate bem, depois acrescente mais 1/3 e bate e por fim deita o resto da manteiga, bate até criares um belo creme suave, prova e retifica se achares que precisa de mais açúcar ou baunilha, depois põe num saco de pasteleiro e usa para rechear os macarons.
Dicas: Se o macaron sair uniforme (tudo mole) = a massa não foi misturada o suficiente.
Se o macaron sair com picos ou disforme = a mistura de açúcar em pó e amêndoa está demasiado grossa ou húmida.
Se o macaron saiu achatado = a massa foi demasiado mistura e batida, perdeu todo o seu ar.
Se o macaron está cheio de rachas = a massa não repouso o suficiente antes de ir ao forno ou o forno estava demasiado quente.
Se o macaron está desmanchado ou explodiu = a massa não foi bem misturada ou forno estava demasiado quente.
Se o macaron está duro que nem um biscoito = demasiado tempo de forno ou forno estava demasiado quente.
Se o macaron está mole = pouco tempo no forno ou o forno estava demasiado baixo.
Variações para os macarons: Dentro da massa, podes adicionar Raspa de Limão, Laranja, Chocolate, Chocolate Branco, Sementes de Baunilha, de fora podem ser salpicados de Sal, raspa de Chocolate, Amendoins, Pistácio,
Variações para recheios: Ganache de chocolate, Ganache de chocolate branco, Geleias de fruta, Marmeladas, Creme de Coco, Creme de Chantily e Morangos, Coalhada de Limão, Nutela, Manteiga de Amendoim, Creme de Mel, Chocolate e Café, Chocolate Negro, Caramelo, Mascarpone e Fruta, etc
Se fores fazer muitos macarons com regularidade é ideal comprar um saco de pasteleiro profissional ou mesmo para macarons e um par de tapetes de silicone para macarons.
Informação Nutricional
Doses: 15・Tempo: 72 Minutos・Dificuldade: Difícil・Calorias: 3123 kcal・Gorduras: 170 g・Hidratos de Carbono: 375 g・Proteínas: 50 g
Boas,
gostaria de saber onde é possível comprar os tão famosos “tapetes de silicone para macarons”. Tenho procurado em várias lojas, mas sem sucesso. :(
Parabéns pelo site. Fantástico trabalho! :)
olá katya!
Não deve ser muito difícil o meu foi comprado numa loja de artigos de cozinha em Campo de Ourique (Lisboa) não sei pormenores porque foi oferecido, mas sei que a minha irmã comprou na amazon.es tipo 6 euros, vai lá e procura por “silicona macaron” vais ver que aparecem vários tipos, nota que por exemplo os meus tem uma pequena elevação o que ajuda á massa ficar no lugar, o tapete da minha irmã só tem as marcas, por isso existem diferenças entre tapetes :)
ah e obrigado pela visita e comentários :) se não conseguires arranjar os tapetes volta a comentar que eu ajudo a encontrar!