O tradicional Bolo de Mel da Madeira é um daqueles doces tradicionais que muitas vezes é melhor comprar já feito que ir fazer, visto que dá um pouco de trabalho, mas que dia é hoje? 8 de Dezembro!
O tradicional dia da Nossa Senhora da Conceição e o dia tradicional para se fazer o Bolo de Mel, para este estar bom para o Natal, por isso nada como seguir a tradição e ir fazer uns belos bolos hoje!
O Bolo de Mel da Madeira é um bolo denso cheio de frutos secos e especiarias, delicioso e que aguenta durante 1 ano inteiro (dai dizer-se que no dia 8 de Dezembro come-se os restos dos bolos do ano passado e faz-se novos hehehe). Esta receita dá para uns 6 bolos médios, reduz a receita se quiseres fazer menos quantidade.
Receita de Bolo de Mel da Madeira
Ingredientes
- Farinha – 2,5kg
- Açúcar – 1kg
- Banha – 750gr
- Manteiga – 500gr
- Erva Doce – 25gr
- Canela – 50gr
- Cravinho-da-Índia – 12gr
- Cravo-de-Acha – 12gr
- Mistura de Especiarias – 12gr
- Noz – 2kg (com casca)
- Miolo de Amêndoa – 250gr
- Cidrão – 50gr
- Bicarbonato de Sódio – 2 Colheres de sopa
- Pão de Massa – 250gr
- Mel de Cana – 1,8 litros (cerca de 2 garrafas e meia de melaço)
- Vinho da Madeira – 1 Cálice
- Laranja – 4
Instruções
- No dia antes de preparares o Bolo de Mel, vais ao padeiro comprar pão em massa (massa que já vem bem fermentada), em alternativa podes juntar 250gr de farinha, 100ml de água tépida e 10gr de fermento de padeiro, para criares uma massa de pão, depois agarra no que compraste ou fizeste, envolve com farinha e guarda dentro de um guardanapo num sitio morno de um dia para outro.
- No dia seguinte, começas por juntar todas as especiarias e esmagar bem num almofariz, corta as amêndoas, as nozes e o cidrão, dissolve o bicarbonato de sódio no vinho da Madeira.
- A parte, derrete a banha e a manteiga com o mel, junta a raspa das laranjas e o sumo e deixa morno.
- Num alguidar grande, peneira a farinha e o açúcar, faz uma cova no meio e deita aí a massa de fermento, depois amassa bem até teres uma bela massa homogénea, depois junta aos poucos a mistura de gorduras com o mel e laranja e vai amassando até a massa estar pronta.
- Depois de toda a mistura com o mel estar incorporada, junta os frutos secos, o vinho de madeira com o bicarbonato e as especiarias, amassa um pouco mais até a massa começar a desprender do alguidar.
- Agora abafas com um pano e deixa a levedar num sitio morno, durante uns 3 a 4 dias, por fim vais dividir a massa em bolos dos tamanhos que queres (de 250gr, 500gr ou maior), deita a massa em formas redondas e baixas bem untadas com manteiga e leva a um forno quente a 200ºC para cozer, depois de saído do forno decora com mais nozes, amêndoas e bocados de cidrão.
- Depois de feitos e arrefecidos, embrulha em papel vegetal ou película aderente e guarda em caixas, bem conservados eles duram 1 ano inteiro.
Dicas: Se retirares a grande maioria dos frutos secos e adicionares mais especiarias tu crias o chamado Bolo Podre (não deixes o nome assustar, basicamente crias um bolo mais apimentado e menos rico em frutos secos).
Algumas variações levam também passas, esta é a receita tradicional, mas eu prefiro com passas. Se não arranjares banha troca tudo por manteiga.
Para um bolo de 500 gramas os dados nutricionais são: Calorias: 4894, Gorduras: 243, Proteínas: 73, Carbonatos: 534.
Informação Nutricional
Doses: 20・Tempo: 80 Minutos・Dificuldade: Difícil・Calorias:29369 kcal・Gorduras: 1460 g・Hidratos de Carbono: 3206 g・Proteínas: 442 g
Adorei as receitas gostaria de mais algumas obrigada Maria
O que leva essa mistura de especiarias?
Ah são especiarias da Madeira… humm ora ai está algo que não sei, mas é pouca quantidade eu diria que é similar a mistura de 5 especiarias chinesas ou em duvida não ponhas nada! E da próxima vez que comprar vou ver os ingredientes! :)
Forno quente mas qual é a temperatura ?
Ah normalmente um forno quente é 200ºC um forno normal é 180ºC e um forno fraco é 140ºC :D Mas vou editar a receita para ser mais clara! Obrigado pela visita e comentário!
Obrigado ?
Sou brasileira e fiquei com água na boca. Só não achei no Google nenhuma imagem ou referencia deste cravo-de-acha… teria alguma imagem dele? Obrigada!!!
Cravo-de-acha é o mesmo que Cravo-da-Índia :D
O mesmo que o nosso cravo no Brasil.
Uma nota sobre a nota (no fim da receita): Segundo livro de M.Lurdes Modesto, o Bolo Podre, típico de Beja, não leva manteiga mas sim azeite e, se fossemos cumprir a receita tradicional, seria feito com uma tal “farinha de roldão” que julgo ser uma farinha escura, não refinada. Fiz uma vez com farinha branca corrente e ficou bem.
Sim provavelmente o uso da manteiga é uma modernice (trocar óleos antigos por mais modernos), por acaso devia experimentar de ambas as formas, humm eu tenho de pesquisar essa farinha eu sei que existe uma farinha com esse nome mas é farinha branca :D
Lendo esta receita, lembrei muito de minha comadre Maria de Freitas,portuguesa da Madeira. Todo ano ela fazia este bolo.Uma delícia. Ainda vou tentar fazer.Muito obrigada a vocês pela receita.
Lá isso é verdade, devias tentar é sempre melhor feito em casa e obrigado ;)
Quais são as especiarias?
É uma mistura de especiarias… por aqui chamamos de “Especiarias da Madeira”, de qualquer forma só precisas de adicionar mais das outras especiarias e também fica bom :)
disculpa que son ervas doces sera anis estrellado en polvo
Não, erva doce é a erva de anis (Pimpinella anisum), sim muitas vezes o anis estrelado (Illicium verum), funcho doce (Foeniculum vulgare) ou alcaçuz (Glycyrrhiza glabra) tem um sabor similar doce e muitas vezes são usadas quando não se consegue arranjar erva de anis, mas não! erva-doce não é anis estrelado!
Não é melaço é mel de cana sacarina.
Claro que é mel de cana, mas eu não estou errado, mel de cana é a mesma coisa que melaço de cana. Claro que melaço pode ser feito com diversas outras fontes de açúcar como beterraba, nem todos os melaços são de cana e para ser genuíno neste caso tem de ser melaço de cana ou mel de cana sacarina ;D
Eu prefiro ir ao super mercado e compro já feito. Dá muito menos trabalho😁😁😁😁😋
Hahaha compreendo perfeitamente, é como o bolo rei, eu já fiz umas quantas vezes mas é um bolo que dá trabalho a fazer e numa boa padaria/pastelaria podes comprar um tão bom ou melhor, aliás até podes escolher o que tem melhor aspecto ;D Ou pão… podes fazer em casa sem problemas, mas todos os dias…. amassar, esperar a levedura, depois assar, é muito mais barato, prático e tens mais escolha comprar já feito! ;D Feliz Natal!
A gastronomia portuguesa é um espetaculo….sou brasileira e vou a Portugal anualmente…e cada vez mais tenho me surpreendido com tanta cultura à mesa…cultura essa que me fascina…agradeço tambem às nossas raízes portuguesas terem influenciado tambem nossa deliciosa comida local.
Está de parabéns pelo site.
Mesmo! A gastronomia brasileira é baseada na portuguesa (claro com também fortes influencias africanas e indígenas sul americanas), mas a portuguesa também tem muita influencia da brasileira, especialmente quando começamos a receber ingredientes brasileiros e da mesma maneira que portugueses foram viver para o Brasil e brasileiros a viver em Portugal! Acho que temos montes em comum hoje em dia e muitas das receitas brasileiras baseadas em portuguesas já não podemos chamar de receita portuguesa é uma receita original brasileira porque quando mudas ingredientes, tempos e técnicas, pode ser a mesma base mas crias uma nova receita e no fundo é esse processo sem fim de criação e criatividade que torna a culinária tão fascinante e importante em termos culturais, não é só a língua que nos aproxima é a comida e comida brasileira é fantástica e deliciosa!
Quanto tempo demora a cozer
Pois depende do bolo e formato e a receita tradicional não diz o tempo, mas visto ser um bom super húmido eu diria uns 40 a 60 minutos até estar pronto, por alto eu diria se for a 200ºC 40 min se for a 180ºC por volta de 1hora. Espero que tenha ajudado e até a próxima! ;D
O verdadeiro bolo de mel da Madeira não leva os seguintes ingredientes:
Cidrão – É cidra e não cidrão
Melaço – É mel de cana puro da Madeira e não melaço
Vinho Madeira – Não leva
Pão de massa ? Não leva
Nota: a decoração é feita antes dos bolos irem ao forno
Os restantes ingredientes estão corretos
Pois eu fiz essa receita a muito tempo atrás não sei onde é que tirei a receita, mas se tens a receita correta, podes escrever aqui que eu volto a fazer :) Também tens de ver que como muitas receitas portuguesas existem diversas versões, é a versão da tia, da avó, é a versão daquela aldeia… o que torna difícil encontrar a original ou perto da original. Obrigado pela nota e até a próxima! ;D