Nada como um belo pão-de-ló, um verdadeiro clássico da cozinha tradicional portuguesa, mas bem em Portugal, não faltam receitas fantásticas com todo o tipo de pães de ló: moles, com recheio, secos, de chocolate, com caldas, aromas a citrinos, um pouco de tudo. Neste caso, temos o típico pão-de-ló alto. Como podem ver, este caiu um pouco depois de assar, mas não deixou de ser perfeito, bem fofinho e cremoso.
Como este pão-de-ló foi oferecido por isso eu pedi a receita para partilha. Um pão-de-ló é daqueles doces que, quando bem feito, é divino. Para mim, o segredo para um bom pão-de-ló (bem para um pão-de-ló ou qualquer bolo hehehe) são bons ingredientes, em especial bons ovos, e criar uma massa bem homogênea e areada, num pão-de-ló, esses dois pontos fazem toda a diferença no resultado final.
Já agora, aqui no Iguaria, as receitas são todas feitas e testadas por nós. Não falham hehehe! Mas, por vezes, incluo uma ou outra receita que não foi feita por mim. Normalmente, é quando estou a falar de comida de rua ou de outra coisa que provei e gostei o suficiente para querer partilhar a experiência e a minha opinião. E, para não deixar ninguém de mãos vazias, por vezes também partilho uma receita. No entanto, gosto sempre de ser claro nessas ocasiões, dizendo que a receita não foi testada e neste caso eu só provei o resultado, vamos a isto!
Receita de Tradicional Pão de Ló Fofinho
Tradicional Pão de Ló Fofinho
O Pão de Ló, é uma receita com literalmente séculos de história, sendo usado como última refeição para condenados, um doce para alguém adoentado ou um presente para um afilhado, delicioso, rico e fofinho.
Ingredientes
- Ovos – 6
- Gemas – 2
- Açúcar – 200gr
- Farinha – 100gr
- Fermento – 1 Colher de Chá (Cheia)
- Manteiga – Para Untar
- Farinha – Para Polvilhar
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Unta uma forma média (de castelo, têm um buraco no meio) com manteiga, forre-as com papel vegetal e unte novamente com manteiga e polvilha com um pouco de farinha. Reserva.
- Numa taça grande juntas os ovos, gemas e açúcar bater tudo muito bem por pelo menos 15 minutos até criar uma mistura bem cremosa e homogénea, se for preciso passa tudo por uma peneira fina para ter a certeza que a mistura está bem uniforme.
- Agora a parte mistura a farinha e fermento e peneira estes na mistura de ovos aos poucos sempre batendo por pelo menos mais uns 10 minutos.
- Por fim pré-aquece o forno a 180ºC e deita a mistura na forma de castelo.
- Leva a assar por uns 25 a 30 minutos (depende do forno), tu queres o topo bem tostado e os lados dourados/bronzeados, retira do forno e deixa arrefecer ele vai abater um pouco ao arrefecer e quando estiver a temperatura ambiente podes desenformar e servir, bom apetite e Feliz Natal!
Algumas receitas dizem para bater as claras em castelo e depois envolver tudo bem, mas a verdade é que a receita original de pão-de-ló nunca divide essas duas partes, se calhar um dia tenho que fazer dois pães de ló e experimentar e ver se existe alguma diferença nas duas formas.
Também algumas receitas usam farinha com fermento e outras farinha e fermento separados, só para saberem, eu acho que depende muito e adicionar fermento a parte sempre ajuda a ter uma dosagem mais precisa de fermento e o fermento está “mais fresco” (fermento químico quanto mais tempo estiver exposto ao ar mais perde a sua eficiência) e logo mais eficiente.
Esta receita de Tradicional Pão de Ló Fofinho foi publicada no Iguaria.com.