Aqui está um docinho bem tradicional do Alentejo, as Ameixas em Conserva de Elvas, ou Ameixas D’Elvas em Calda, ou também Compota de Ameixas de Elvas, esta é uma conserva tradicional da região de Elvas no Alentejo, preparada com ameixa do tipo Rainha Cláudia e diz-se que a receita remonta ao Século XVI criado pelas monjas Claristas (de St. Clara) e Dominicanas (de S. Domingos) ;D
O processo é mais demorado e complexo que uma compota ou conserva de fruta comum, dai que é muito mais comum comprar este doce já feito, um pouco como o bolo-rei ;D Este envolve assim por alto cozer três vezes as ameixas, em diversas caldas de açúcar, deixando a ameixa repousar 2 dias antes de cada cozimento, logo para fazeres umas ameixas d’Elvas é melhor tirares toda a semana hehehe ou bem ter alguma paciência.
Nota também que é um daqueles doces que podes não fazer bem a primeira e que acaba por ter alguns truques que só podes apanhar experimentando em casa, por exemplo, as ameixas têm de ser ligeiramente verdes e ainda duras, porque se fores fazer esta receita com ameixas maduras então vais ter uma compota de ameixas e não ameixas em conserva, mas para saber o ponto ideal de maturação só podes descobrir experimentando, mas sim tens de usar ameixas verdes.
Também é importante ser ameixa do tipo Rainha Cláudia, que é verde na apanha e depois ao amadurecer passa para um verde mais alaranjado, logo usar outro género de ameixas podes não obter os mesmos resultados.
Por fim cada cozedura na calda envolve cozer as ameixas, retirar estas para escorrer e cozinhar a calda até um ponto específico, eu vou deixar os pontos, mas claro é daquelas coisas que por vezes pode não correr na perfeição e ficas com uma calda de açúcar fora do ponto (mais líquida ou mais grossa), dai ser boa ideia ter um termómetro de açúcar a mão para esta receita.
Depois de preparadas corretamente, as Ameixas de Elvas aguentam facilmente vários anos sem perder o aroma ou textura, esta conserva deliciosa de ameixas é muitas vezes servida como acompanhamento de outro doce tradicional, a Sericaia Alentejana, vamos então à receita.
Receita de Conserva de Ameixas de Elvas
Conserva de Ameixas de Elvas
As Ameixas d'Elvas são uma conserva típica de ameixas numa calda, um doce tradicional de Portugal e o acompanhamento comum de uma Sericaia.
Ingredientes
- Ameixas – 2kg (Verdes, do Tipo Rainha Cláudia)
- Açúcar – 2kg
- Água – +/- 3 Litros
Instruções
- Começa por lavar as ameixas e deixa estas de parte a secar.
- Num tacho grande junta 1 litro de água e 2 quilos de açúcar, leva ao lume e deixa cozinhar em lume médio até formar o ponto de calda do açúcar (este acontece aos 101ºC é logo quando a calda começa a borbulhar), retira do lume.
- Noutro tacho largo, junta 2 litros de água e deixa esta começar a ferver.
- Quando a água estiver a ferver deita todas as ameixas, vais cozinhar estas por +/- 10 minutos, estas vão começar a mudar de cor mais para o amarelo, tu queres estas um pouco mais tenras, mas ainda um pouco rijas.
- Retira as ameixas da água a ferver e escorre estas.
- Junta então as ameixas, a calda que agora deve estar morna, tapa e cobre a panela, deixa esta num sítio fechado e sem luz por dois dias.
- Decorrido os dois dias, leva a calda e ameixas de volta ao lume, neste caso queres que ferva uns 10 minutos com as ameixas, depois retiras as ameixas para uma tigela a prova de calor (ou um tacho) e deixas a calda continuar a cozinhar.
- Tu queres cozinhar a calda até a próximo ponto do açúcar, do fio fraco (a rondar os 103ºC), depois devolve a calda às ameixas, mas neste caso só queres cobrir as ameixas, o resto podes usar como uma calda para outros doces, deixa as ameixas na calda descansa mais 2 dias.
- Por fim leva as ameixas e calda de volta ao lume, neste caso vais cozinhar até as ameixas estarem tenras, por vezes é uns 2 ou 3 minutos, ou um pouco mais, quando as ameixas estiverem tenras, retira estas da calda.
- Agora volta a cozinhar a calda até esta atingir algo semelhaste ao ponto cabelo (por volta dos 106ºC, podes ver se atingiste o ponto se passares a escumadeira pela calda e ao levantar a calda vai escorrer pelos buracos aos pingos, logo é uma calda ainda bem liquida, mas com alguma viscosidade), por fim cobre as ameixas com esta calda e já está, depois de fria está pronta a servir ou se fores conservar, está na altura de esterilizar frascos para adicionar as ameixas, bom proveito!
Os valores calóricos são totais, mas nota que as ameixas são conservadas só com o suficiente para as cobrir e não toda a calda, logo uma boa parte do açúcar não é adicionado ás conservas e depois a degustar se não beberes a calda, então só estás a ingerir uma parte das calorias.
Esta receita de Conserva de Ameixas de Elvas foi criada inicialmente no Iguaria.com.
Muito, mas muito especial. Muito Obrigada.
Mesmo! Dão um pouco de trabalho a fazer em casa, mas são boas de qualquer forma hehehe, tanto as ameixas como a calda são absolutamente divinais! ;D Obrigado pelo comentário e até a próxima!