Eu estava aqui a pensar com os meus botões se esta era uma boa receita para partilhar, é absolutamente fantástica! E todos os dias são bons para promover uma Aletria Doce hahaha, mas esta é só a receita clássica de Aletria Doce de Cortar a Faca mas em vez de ser posta numa travessa como é habitualmente servida eu decidi experimentar em tacinha individuais.
Caso não conheçam… ai ai maria… uma Aletria Doce é similar a um arroz doce, um creme feito com massa de aletria, também conhecida por massa capellini ou “angel hair”, fazer um creme com ovos e a massa e leite aromatizado, existem duas receitas uma mais cremosa e outra mais densa também chamada de cortar a faca, porque… bem corta-se fatias com a faca :D
A minha ideia é que podia ficar fixe desenformada, claro que essa foi uma má ideia ela fica bem sólida mas o aspecto é de esparguete demasiado cozido com uns 2 dias em cima, não muito apelativo, mas neste formato individual não é mau é tão bom como numa travessa grande, talvez melhor para uma festa? Bem de qualquer forma esta é a receita de Aletria Doce para este Natal hahahaha Feliz Natal! Vamos a receita!
Receita de Aletria Doce de Natal Individual
Aletria Doce de Natal Individual
Clássica receita de Portugal de Aletria Doce Rija, perfeita para qualquer mesa de Natal.
Ingredientes
- Massa de Aletria – 200gr (Massa Tipo Capellini)
- Leite – 100ml
- Gemas – 4
- Água – 900ml
- Açúcar – 200gr
- Manteiga – 1 Colher de Sopa (Bem Cheia)
- Limão – 1 Casca
- Canela – 1 Pau
- Canela – Para Polvilhar
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Num tacho, junta a água, o açúcar, a manteiga, as cascas de limão, o pau de canela e uma pitada de sal. Leva a um lume médio e deixa cozinhar por cerca de uns 10 minutos, sendo que nos últimos 2 ou 3 minutos deixas a ferver para que a água absorva bem todos os aromas da canela e limão
- Adiciona a massa de aletria ao tacho, desfazendo-a com as mãos enquanto a deixas cair na água aromatizada ao lume (este ponto é importante, senão arriscas a ter massa blocos de massa dura dentro da tua Aletria, tu queres tudo bem cozido e cremoso). Mexe bem e deixa cozinhar por mais cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente, até que a aletria esteja cozida por completo.
- Passado os 10 minutos, prova a Aletria para ter a certeza que está cozinhada, se não estiver e já não tens líquido, então acrescenta um pouco de água quente e cozinha mais uns minutos, se já estiver então passa ao próximo passo.
- Num recipiente à parte, bate as gemas com o leite. Adiciona colheradas do líquido quente da cozedura da aletria às gemas, mexendo sempre (este passo é importante para aumentar a temperatura das gemas gradualmente, evitando que coagulem quando juntares á aletria).
- Quando as gemas estiverem bem mornas, verte a mistura de volta para o tacho com a aletria. Deita em fio, mexendo constantemente.
- Deixa cozinhar por mais 5 a 10 minutos, sempre a mexer, até que a mistura fique cremosa e espessa, como disse em cima tens de ter paciência, tu queres que a mistura final esteja bem densa, assim vai assentar na perfeição quando estiver fria.
- Deita a mistura para umas tacinhas individuais, deixa arrefecer e depois leva ao frigorífico por pelo menos 12 horas para assentar completamente.
- Quando for altura de servir, retira do frigorífico e polvilha generosamente com canela em pó, eu pessoalmente gosto do desenho assim em diamantes, mas podes fazer ao teu gosto, ou servir simples e depois cada pessoa polvilha de canela ao seu gosto.
Esta receita de Aletria Doce de Natal Individual foi criada inicialmente no Iguaria.com.