Tradicional doce Algarvio, basicamente uma mistura de fios de ovos com amêndoa caramelizada.
Os Dom Rodrigos é um daqueles doces peculiares, parece um pouco como comer o recheio de um doce, super doces, complexos e delicioooosssooosss ^_^
Nota que esta receita salta o passo de fazer os fios de ovos, segue o link para a receita :) fios de ovos podem ser usados como recheio, decoração ou cobertura de diversos doces.
Receita de Dom Rodrigo
Ingredientes
- Fios de Ovos – 250gr
- Amêndoa – 50gr (Miolo, sem pele, ralada)
- Açúcar – 250gr
- Água – 50ml
- Gemas – 4
- Canela – A gosto
Instruções
- Começa numa panela colocando 200gr açúcar com a água (o suficiente para cobrir o açúcar) e leva ao lume até formar o ponto pérola.
- Retira do lume a calda de açúcar e junta ao miolo de amêndoa e deixa aquecer um pouco, depois junta as gemas e mistura bem para não coagular as gemas, leva de novo a lume para engrossar, polvilha com um pouco de canela.
- Se tiveres a calda de fazer os fios de ovos, podes usar um pouco desta, se não então cria outra calda com 50gr de açúcar e um pouco de água e faz outra calda, desta vez até formar ponto de fio.
- Agora numa frigideira, coloca a calda de ponto de fio e leva a ferver, quando ferver deita os fios de ovos e a mistura inicial de calda ponto pérola com a amêndoa.
- Envolve bem a mistura, com cuidado para não quebrar os fios, até os fios de ovos ficarem perfeitamente cobertos, deixa alourar na frigideira.
- Agora corta quadrados de folha de estanho prateado/colorido e folhas de papel vegetal, separa a mistura em 6 doses e põe dentro das folhas de papel vegetal e depois embrulha nos quadrados coloridos, e está pronto a servir.
Dicas: Se não tiveres as folhas de estanho, embrulhar em papel vegetal é suficiente.
Informação Nutricional
Doses: 4・Tempo: 60 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 2149 kcal・Gorduras: 54 g・Hidratos de Carbono: 404 g・Proteínas: 27 g
Olá. Penso que esta receita tenha um lapso, ao segui-la (e ficou fantástica!) fiquei um pouco confusa. Nos ingredientes referem-se “250g de açúcar”, que são posteriormente utilizados logo na primeira fase da receita, “Começa numa panela colocando 250gr açúcar com a água”. Por isso mesmo, não percebo a que açúcar se referem mais tarde no terceiro ponto “Com o restante açúcar”. Como fiquei na dúvida, acabei por utilizar MAIS 250g de açúcar, o que talvez tenha sido excessivo.
Fica a rectificação para evitar que mais alguém fique confuso. Obrigada pela receita! :)
Olá marina, pois é… tem erro :/ desculpa, a calda a que se refere é a calda que sobrou de fazer os fios de ovos (que neste caso pode ou não existir), vou editar a receita porque claramente é vaga, minha culpa, muitas vezes é passar a receita para um papel, fazer e depois do papel para o computador e perde-se pormenores, no entanto a calda para fazer fios de ovos é bastante doce (ela é que dá a doçura aos ovos), por isso saíste um pouco ao lado na quantidade, mas sim era só um pouco de calda para ligar a mistura e torna-la mais húmida, não é preciso tanto e obrigado pelo comentário e a visita :)