in

Estrelas de Figo Algarvias

iguaria-estrelas-de-figo-seco-com-amendoas-torradas

Aqui vai um doce bem típico do Algarve, com figos e amêndoas claro que tinha que ser Algarvio, as Estrelas de Figo (ou Estrelas dos Santos) normalmente são feitas por volta do dia 1 de Novembro, o dia de Todos os Santos, é um doce bem simples só com amêndoas e figos.

Receita de Estrelas de Figo Algarvias

Ingredientes

  • Amêndoa – 60 (Com Pele)
  • Figos Secos – 20

Instruções

  1. Tu queres amêndoas com pele sem estar torradas porque tu queres cozer estas, assim as amêndoas ficam mais maleáveis e consegues fazer este doce.
  2. Começa por escaldar as amêndoas, põe estas num tacho/taça e deita por cima delas água a escaldar e espera até a água arrefecer, vais ver que a pele sai com facilidade.
  3. Corta as amêndoas ao meio no comprimento, se queres fazer um efeito especial dá um corte antes na parte mais gorda da amêndoa para criar um efeito de estrela mais engraçado, mas este passo não é necessário.
  4. Depois escolhe figos +/- do mesmo tamanho e dá um pequeno corte no pé do figo, depois achata este para ficar como um disco.
    iguaria-estrela-de-figo-seco
  5. Corta agora a volta do disco mas não completamente (não queres separar o figo em duas partes), depois põe as amêndoas a volta do figo para formar a estrela, pressiona um pouco o topo do figo para prender as amêndoas a volta, também aqui se quiseres um efeito diferente depois de pores as amêndoas a volta faz 4 pequenos cortes no topo e põe mais 4 metades de amêndoa.
    iguaria-estrela-de-figo-seco-com-amendoa
  6. Põe todas as estrelas num tabuleiro e leva a um forno brando a uns 160ºC deixa por uns 30 minutos, quando tiver passado 15 volta todas as estrelas para torrarem por igual.
  7. Quando estiverem prontas, retira deixa esfriar e estão prontas a comer, estrelas de natal bem condicionadas sem contacto com ar numa caixa duram bem vários meses, bom proveito!
    iguaria-estrelas-de-figo-seco
    iguaria-estrelas-de-figo-seco-com-amendoas

Nota: Algumas pessoas preferem usar um forno alto a uns 200ºC e torrar rapidamente as estrelas, ambas as formas estão corretas, da minha forma  figo fica um pouco mais seco mas as amêndoas ficam só ligeiramente torradas e como tal as estrelas duram um pouco mais, com temperatura mais elevada os figos ficam mais suculentos e menos secos, mas as amêndoas ficam castanhas e muito torradas, é mais uma questão de gosto de cada um ;)

Deixa o teu comentário :)

Fatias Douradas Cremosas

Utensílios Essenciais na Cozinha