in

Purin Pudim de Ovos Japonês

Esta a ver um video no Youtube de uma dona de casa japonesa (acho que vive no Canadá) a fazer uns obento japoneses (basicamente lancheiras japonesas) para a criança e marido e como despachou rapidamente disse que ia aproveitar e fazer um purin (pudim ao estilo japonês), um purin é algo interessante, é literalmente um leite creme com mais ovos ou um pudim flan com menos ovos/amido, é algo entre um leite creme e um pudim, normalmente feito num banho maria num tacho ao lume (muito porque a grande maioria das cozinhas japonesas têm grelhadores mas não têm forno).

Eu nunca fiz um purin japonês… e já acho que fiz uns 3 ou 4 pudins pelo Natal, nada como acabar com mais outro pudim hahaha, este é o Natal dos pudins! ;D De notar que no Japão tal como em Portugal pudim não é só uma coisa, existem diversas receitas, por exemplo os pudins comerciais no Japão tendem a ser mais baseados em amido ou gelatina, logo são muito mais densos que os pudins feitos em casa, o nome para este tipo de pudim é “Mushi Purin”, mushi é cozer em vapor e purin é pudim, também como é normal com doces japoneses estes são naturalmente muito pouco doces, a ideia é que assim os outros aromas vêm ao de cima, mas se não gostas de doces pouco doces, vais ter de ajustar! Vamos a Receita e Feliz Natal!

Receita de Purin Pudim de Ovos Japonês

Purin Pudim de Ovos Japonês

  • Doses: 4
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Receita para fazer um pudim tradicional japonês, este é um pudim super cremoso, suave e pouco doce, perfeito para uma mesa de Natal portuguesa cheia de doces bem ricos! ;D

Ingredientes

  • Leite – 400ml (Gordo)
  • Natas – 100ml
  • Baunilha – 1 Colher de Chá (Extrato)
  • Ovos – 3 L (Temperatura Ambiente)
  • Açúcar – 70gr

Instruções

  1. Começa por ferver água, vais precisar desta para o banho maria, deixa de parte, numa panela pequena, junta 400 ml de leite, 100 ml de natas e a colher de chá de extrato de baunilha. Mistura tudo bem e leva ao lume médio-baixo até começar a aquecer bem sem ferver.
  2. Numa tigela grande a parte, junta os ovos e bate estes até ficarem bem cremosos, depois adiciona o açúcar e volta a bater bem.
  3. Quando o leite estiver bem quente, retira do lume, em fio deita este na mistura de ovos mexendo sempre (fazes isto para aquecer os ovos sem coagular), vai mexendo e adicionando até obteres uma mistura de ovos e leite morna.
  4. Deita então a mistura de ovos e leite de volta ao restante leite, sempre mexendo.
  5. Passa então a mistura por uma peneira fina (para retirar grumos e garantir que a mistura está cremosa e uniforme) e distribui a mistura por tacinhas/ramequins que possas levar ao lume/forno, toma cuidado de distribuir de forma uniforme, assim todas têm a mesma quantidade e logo vão cozinhar por igual.
  6. Na receita neste ponto eles pedem para bater o fundo das tacinhas e usar um isqueiro pare retirar as bolhas da superfície do pudim (livro profissional hehehe), mas no meu caso não tinha grandes bolinhas.
  7. Leva uma panela ao lume médio/baixo e enche com a água quente até mais ou menos o meio das tacinhas, junta estas a panela e cobre a panela com um pano seguido da tampa (fazes isto para impedir a água de acumular na tampa e depois cair nos pudins), deixa agora cozinhar por uns 10 a 12 minutos.
  8. Depois desliga o lume e espera mais uns 10 minutos e deixa cozinhar no calor residual, abre e abana uma das tacinhas, vais ver logo se está liquido ou já está cozido, se estiver boa, se não estiver adiciona um pouco mais de água quente e cozinha mais uns 5 minutos até estarem cozidos.
  9. Retira do lume e deixa esfriar completamente antes de cobrir com pelicula cada pudim e levar ao frigorífico por umas 4 horas ou de um dia para outro para assentar e já está, pronto a servir, bom apetite e Feliz Natal!
Notas: Eu fiz esta receita duas vezes, no livro de culinária ele aparece sempre desenformado, mas das duas vezes que eu desenformei ele gradualmente no espaço de uns 2 minutos começou a perder a forma, eu diria que se calhar o melhor é usar tacinhas mais altas e logo criar uma estrutura mais forte para o pudim ou não sei os ovos no Japão são mais potentes hahahaah ;D

Sim, podes fazer esta receita no forno em banho maria, sem problemas, é só usares um tabuleiro com água quente e um forno a uns 150ºC por uns 45 a 60 minutos (dependendo de quanto é que pôes em cada tacinha). Também é possível cozinhar em vapor sem ser em banho-maria, mas eu não experimentei por isso não posso comentar se funciona melhor ou pior ou sequer se resulta, fica para outra vez! ;D

A receita muitas vezes tal como qualquer pudim leva caramelo, podes seguir a ligação para uma boa receita de caramelo para pudim ou podes usar caramelo comercial, a receita não tinha por isso não fiz e também não senti falta :P

Esta receita de Purin Pudim de Ovos Japonês foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 820 kcal・Gorduras: 50 g・Hidratos de Carbono: 65 g・Proteínas: 30 g

Deixa o teu comentário :)

Rabanadas à Antiga

Sobremesas Para a Ceia de Natal