in

Esparguete de Pesto com Croquetes de Carne Moída

Nada como uns belos croquetes ou croquetas?!? hehehe sim é um daqueles salgados que dá um pouco de trabalho a preparar mas podes sempre fazer em quantidade, normalmente as receitas mais típicas aqui por portugal tende-se a cozinhar carne (estufada ou assada), vaca, porco ou combinação e depois desfiar, mas esta receita só para variar eu fui com carne picada, claro que o resultado final é mais suave e vai ter menos pedaços grandes de carne como um croquete mais tradicional por estas bandas ;D

De resto a receita é bastante similar com um bechamél bem grosso e depois é empanar, o que acaba por ser uma receita de croquetes simples ou bem mais do que o habitual, também como a massa é um pouco mais mole, é boa ideia levar a massa ao frigorífico a assentar e esfriar completamente, isso vai tornar todo o processo de moldar em bolas ou em cilindros bem mais fácil.

Esta receita de croquetes de carne moída com um esparguete de pesto ficou bem catita, claro que como qualquer salgado não precisas de fazer o esparguete, eu tinha um pouco de resto de molho de pesto e foi assim mesmo mas podes só fazer os croquetes ou acompanhar com um molho ou o que te apetecer ;D Vamos a receita!

Receita de Esparguete de Pesto com Croquetes de Carne Moída

Esparguete de Pesto com Croquetes de Carne Moída

  • Doses: 20
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Deliciosa receita de bolinhas de croquetes de carne moída, perfeitos para fazer em casa, para festas ou piqueniques.

Ingredientes

  • Esparguete – 300gr
  • Molho de Pesto – 40gr
  • Vaca – 700gr (Carne Picada)
  • Bacon – 2 Fatias
  • Cebola – 1
  • Alho – 4 Dentes
  • Massa de Pimentão – 1 Colher de Sopa
  • Coentros – Uma Pitada
  • Leite – +/-140ml (Quente)
  • Manteiga – 100gr
  • Farinha – +/-120gr
  • Pão Ralado – O Necessário
  • Óleo Alimentar – Para Fritar (Usei Óleo de Girassol)
  • Paprika – Uma Pitada
  • Pimenta – Uma Pitada
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. O ideal é preparar os croquetes um dia antes do dia que queres fazer, porque como disse o ideal é levar a massa ao frigorífico/congelador para ficar bem fria e mais fácil de moldar.
  2. Logo começa por fazer um refogado com a cebola, alho e bacon, com um fio de azeite e temperado de sal e pimenta, deixa refogar até a cebola ficar bem dourada.
  3. Junta então a carne picada, seguido de uma colher de chá de massa de pimentão, paprika, pimenta e sal, mistura e cozinha a carne em lume médio/alto para dourar bem a carne.
  4. Enquanto a carne cozinha, prepara um molho bechamel bem espesso, num pequeno tacho junta a manteiga com a farinha, deixa esta derreter e começar a criar uma bola de massa, cozinha a bola de massa por uns minutos.
  5. Quando a bola de massa começar a alourar, começa a juntar o leite quente, mistura bem, depois junta mais um pouco de leite, repete esta operação de adicionar leite e mexer até não teres mais leite, tu queres criar um bechamel bem rijo e denso, por isso quando obtiveres uma massa espessa não é preciso adicionar mais leite.
  6. Adiciona então o refogado de carne, com um pouco de coentros picados, mistura e já está, prova a massa e retifica de sal e pimenta até ficar ao teu gosto.
  7. Deita a mistura numa embalagem hermética, cobre e leva ao frigorífico para assentar por pelo menos umas horas (o ideal é de um dia para outro, mas se precisares de fazer rapidamente leva ao congelador por 1 hora, para ficar bem rijo mas não congelado).
  8. Depois da massa dos croquetes estar fria esta vai estar muito menos pegajosa e mais maleável, prepara uma taça com pão ralado e molda então bolas de massa (ou os tradicionais cilindros) e passa pelo pão ralado para criar uns croquetes, neste ponto podes pôr os croquetes numa embalagem hermética e guardar no congelador até o dia que precises de fazer uns croquetes.
  9. Mas se quiseres fazer agora, podes aquecer o óleo em lume médio e fritar até ficarem bem dourados, como o recheio já está cozinhado, só tens de ter cuidado com o exterior.
  10. Depois de fritos, escorre em papel absorvente de cozinha e já está.
  11. Quando fores fazer os croquetes é a boa altura de preparar o esparguete, só tens de cozer este num tacho com bastante água quente e uma pitada de sal, passado uns 12 minutos quando o esparguete estiver tenro, escorre e tempera com molho de pesto e está pronto a servir com os croquetes de carne picada, bom apetite.

Notas: Croquetes são bons também frios, aliás depois de feitos são comidos crocantes acabados de fazer ou frios no mesmo dia ou dia seguinte, dai serem um daqueles petiscos perfeitos para festas, aniversários e piqueniques.

Normalmente eu quando faço croquetes é sempre metade para cozinhar agora e metade fica no congelador para fritar mais tarde, só porque é o género de prato que mesmo simples dá um pouco de trabalho a fazer.

Em alternativa ao leite podes sempre usar um bom caldo de carne se quiseres uns croquetes menos doces com um sabor mais intenso a carne.

Esta receita de Esparguete de Pesto com Croquetes de Carne Moída foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 3700 kcal・Gorduras: 220 g・Hidratos de Carbono: 380 g・Proteínas: 140 g

Deixa o teu comentário :)

Receitas com Massa Quebrada

Bolachas Oreo Red Velvet